top of page

Embraer ainda pode decolar!


A Embraer (EMBR3) tem passado por um ano difícil. A empresa despencou aproximadamente 50% desde o último dia de operação em 2015, após o enfraquecimento do dólar frente ao real, e também por motivos envolvendo suborno entre executivos do alto escalão da companhia. Paralelamente a isso, a empresa divulgou prejuízo no 1º semestre de 2016 ante resultado positivo em 2015.


Em meio a escândalos e resultados ruins, a empresa parece estar se reestruturando. Recentemente, assinou um acordo para encerrar as investigações envolvendo propina em diversos países. Além disso, no 3º trimestre apresentou um número de vendas maior de aviões ante o mesmo período em 2015, garantindo uma receita líquida maior.


Com a perspectiva de uma melhora na gestão da companhia, desde o dia 11 de outubro, as ações da empresa subiram mais de 20%, sendo utilizado como base o fechamento do dia 11/11/2016 (R$ 17,53). Além disso, a vitória do republicano Donald Trump para presidência dos Estados Unidos pode acarretar em um real desvalorizado a médio prazo, caso o novo presidente cumpra suas promessas de campanha, tendo em vista um ajuste monetário mais intenso e revisão de contrato comercial com diversos países, inclusive o Brasil. Consequentemente, a Embraer se beneficiaria por ter a maior parte de suas vendas atreladas à moeda norte-americana, gerando uma receita maior. Diante disso, fizemos uma análise da empresa para estimar se a ação está sendo subavaliada.


Desde 2006, a EMBR3 é negociada, em média, por 1,83x do seu valor patrimonial, considerando os dados dos relatórios anuais, com máxima de 3,16x em 2006 e mínima de 0,93x em 2008. Projetando um patrimônio líquido para 2016 consistente com o divulgado nos 3 trimestres até então e relacionando com o valor de mercado atual (R$ 17,53), visualizamos que a EMBR3 está sendo negociada a 0,79x do seu patrimônio, bem abaixo da sua média nos períodos analisados. Isso indica que as ações da Embraer estão sendo subavaliadas de acordo com sua própria média, considerando múltiplo Price to Book.


Acreditamos que a ação pode recuperar-se no médio/longo prazo e que é uma boa opção de investimento hoje.

ATENÇÃO: Esta publicação assim como todas as demais desse blog são feitas por estudantes da UFPB. Qualquer posicionamento aqui não deve ser entendido como recomendação de compra ou venda, pois tem o propósito de aferição e disseminação de conhecimento.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page