Análise de Resultados - Smiles (SMLS3)
A Smiles Fidelidade S.A., ativo que faz parte da Carteira LMF UFPB, divulgou os seus resultados no final do mês passado e o balanço geral, na nossa visão, foi positivo. A incorporação da Smiles S.A. pela Smiles Fidelidade S.A. permitiu a redução do imposto efetivo pago via aproveitamento de ágio e melhor organização societária.
A companhia, que mostra solidez histórica em seus números, avançou significativamente em receita e lucro, compensando a pior geração de receita financeira devido à redução das taxas de juros. O período também foi positivo em termos de caixa, com forte expansão da geração de caixa operacional.
Recentemente, a empresa divulgou aos seus acionistas o guidance 2018 e sua perspectiva de reduzir o pay-out, historicamente próximo a 100%, para 25% (o mínimo exigido). A retenção de lucros pode viabilizar investimentos na expansão do portfólio e até M&A importantes, alguns já cogitados pelo mercado no passado, como a CVC.
Entretanto, o call de Smiles ainda é muito associado a dividendos e a decisão da companhia não agradou os investidores. Desde o anúncio, as ações caíram mais de 15%. O Itaú BBA voltou a reforçar a indicação de compra do ativo com alvo bem acima dos R$80 (hoje a ação negocia a R$68) e nós temos a mesma visão. A empresa ainda pagará os dividendos e JSCP prometidos em conselho referentes a 2017, dando ao investidor um retorno aproximado de 5% somente neste semestre.
Obviamente, as ações da empresa devem seguir instáveis no curto prazo e as casas de análise revisarão suas projeções e indicações para companhia. Contudo, nossa posição frente ao case e sua gestão permanece igual. Estamos revisando nossa valuation, mas enxergamos oportunidades de penetração para Smiles em diversos mercados relacionados e growth orgânico atrativo para os próximos anos.
Confira nossa análise completa dos resultados da empresa baixando o relatório abaixo.