Análise de Resultados - Localiza (RENT3)
A Localiza (RENT3), companhia que faz parte da Carteira LMF UFPB, divulgou seus resultados anuais no começo deste mês e trouxe evolução em todas as linhas de negócio. A empresa é líder do segmento no Brasil e busca a expansão em outros mercados de modo orgânico e via M&A's, a exemplo da recente compra das operações da Hertz, já totalmente integrada ao business.
Ainda que parte do resultado tenha sido impactado por despesas referentes ao processo de integração, a companhia mostrou forte controle de SG&A (algo já demonstrado ao longo dos trimestres), permitindo redução do overhead.
Gostamos bastante de analisar o cenário macro onde a empresa atua e como se dá a dinâmica de competição e expansão. Olhando para a Localiza, visualizamos um cenário favorável para manutenção de taxas elevadas de crescimento e ganhos operacionais. O setor de veículos demonstra recuperação nítida no último trimestre e seu desempenho cíclico dentro de um cenário mais benéfico para economia brasileira deverá trazer expansão para toda cadeia. Fora isso, o mercado de alugueis de veículos, gestão de frotas e venda de seminovos é muito fragmentado. Há espaço para crescimento via aquisições e expansão LATAM.
Tanto é que, recentemente, a Locamérica concluiu a combinação de negócios com a Unidas, formando a segunda maior companhia do setor ao superar a Movida em tamanho. Vale lembrar que a Unidas não conseguiu atrair investidores suficientes para uma saída a mercado (IPO), onde os fundos controladores do negócio possivelmente sairiam da operação (Vinci Partners, GIF, Kinea e Principal). Agora, a Principal passará a ter participação relevante e com votos na Locamérica ao lado do Pátria Investimentos e os sócios Luis Porto e Sergio Resende.
O tamanho dos dois deals que ocorreram em 2017 (Locamérica e Unidas já haviam anunciado ano passado) mostram o potencial do setor. Além disso, as condições de financiamento estão mais atrativas, o que beneficia o business.
Para saber mais sobre o resultado reportado da Localiza e a nossa opinião, confira o relatório que preparamos clicando na imagem abaixo.