Análise de Resultados - Localiza (RENT3) 1T18
Voltando a ser uma das primeiras companhias a divulgar seus resultados, a Localiza (RENT3) mostrou forte crescimento em todas as linhas com elevação do ROE no período. A empresa, que possui relevância na Carteira LMF UFPB, aumentou sua receita operacional líquida em 36,1% no 1T18 na comparação com o mesmo trimestre do ano passado.
Os números macro são positivos, a princípio. Com a recuperação das montadoras neste ano, o mercado deverá ficar mais aquecido. A companhia já realizou uma forte compra no ano passado, garantindo custos mais atrativos em relação às concorrentes que não conseguem ter a mesma escala e posição de caixa. O Anuário divulgado pela ABLA, associação do setor, mostrou que a Localiza conquistou 3 p.p. de market share no ano passado, sendo "dona" de 32,3% do mercado (46% do mercado segue fragmentado).
As informações reportadas, no geral, foram bem vistas por nós. O mercado, entretanto, parece não ter gostado tanto, derrubando as ações em mais de 10% desde sua divulgação até hoje. Vale ressaltar que a expectativa de crescimento dos lucros presente nos papéis é alta, haja vista seu índice P/E de 32x. Também pesa contra o papel as revisões de PIB mais fraco e cenário mais desafiador para o varejo.
Contudo, seguimos vendo uma empresa com ótimo management, boas margens, mercado subpenetrado e com crescimento projetado alto no cenário base. No longo prazo, acreditamos na relação retorno x risco atrativa. Veja a análise completa no relatório abaixo: