Carteira LMF UFPB - Agosto
Com uma rentabilidade 1,41% no mês de julho, a Carteira da LMF UFPB fica abaixo do Ibovespa que registrou 1,69%. No acumulado do ano, a Carteira da LMF UFPB apresenta uma valorização de 16,85% contra 16,82% do Ibovespa.
- Welcome to the longest bull market in Brazil history.
Iniciamos o mês de julho com a aprovação da reforma da previdência em primeiro turno na Câmara. O placar com 379 votos a favor e 131 contrários agradou bastante o mercado e abriu espaço para o Banco Central concretizar a redução da Selic de 6,50% para 6,00% ao ano. O comunicado do COPOM deu uma clara indicação de que o ciclo de queda pode continuar nas próximas reuniões, principalmente se as reformas estruturais comecem a andar esse ano. No olhar micro, é importante citar o efeito positivo da queda de juros para os balanços das empresas, que terão um menor serviço da dívida reduzindo a linha de despesa financeira e por consequência aumentando o lucro das companhias. A alavancagem operacional também deverá cumprir seu papel e contribuir para esse efeito. No cenário externo, o FED cortou a taxa de juros americana em 0,25 ponto percentual, levando a patamares de 2,0% a 2,25%. O Banco Central Europeu manteve as taxas inalteradas, sinalizando apenas algum afrouxamento monetário e que irá esperar mais dados econômicos para agir.
Confira abaixo nosso relatório completo para saber com detalhes os principais acontecimentos, nossa estratégia adotada, e a tese de investimentos dos ativos que compõem a carteira.
Abaixo você pode baixar a planilha que utilizamos para controle do nosso portfólio.